quarta-feira, 22 de abril de 2009

Falsas Magras

Não confie apenas no IMC, procure um médico para sua avaliação de gordura corporal.

Classificação
Baixo peso: <18,5
Normal: 18.5- 24.9
Sobrepeso: 25.9- 29.9
Obesidade: < 30



Veja a reportagem abaixo.



Saúde e Qualidade de vida.

Os sete Pecados de uma dieta

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ah! A gente também não é de ferro né "NÃO É PROIBIDO!"

Não, você não está lendo errado. Os açúcares também fazem parte da pirâmide alimentar e, portanto, de uma dieta balanceada.

Este posicionamento é polêmico para alguns. Mas os açúcares cumprem também um importante papel na nossa saúde.
Eles estão na cabeça da pirâmide alimentar, assim como os óleos e gorduras. E como eles, devem ser consumidos sem qualquer tipo de exagero. Na verdade, uma a duas porções no máximo por dia já está de bom tamanho. Eles não devem ser uma das principais fontes de nutrientes de nossa dieta.
Os açúcares também são fontes de energia para o nosso organismo. Existem vários tipos deles. O mais comum é o refinado ou açúcar branco. Ele ganha esta cor devido ao processamento industrial e a o uso de produtos químicos. É considerado o menos saudável de todos e também é conhecido como açúcar de calorias vazias, pois só possui carboidratos.

Todos devem tomar cuidado com o exagero do uso do açúcar, mas principalmente os diabéticos. Estes devem procurar tratamento para saber o que usar e como usar para adoçar seus alimentos.

Sério...nada como o doce gosto de saber


fonte: http://beleza.ig.com.br/

Exercício Físico e Saúde


O Exercício Físico, como todo mundo já sabe, faz muito bem à saúde. Traz muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.

É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem.

O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação nutritiva. Principalmente para quem quer perder peso, um bom exercício aeróbico e refeições balanceadas são necessários para tal mérito. Um ponto é não fazer exercício nem quando estiver em jejum e nem com o estômago cheio.

Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001). Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.

Para quem faz atividade física tem também que estar sempre de olho na quantidade de água que está perdendo. A reposição de água é super importante para o organismo. A dica é beber água antes, durante e depois da caminhada.

Além de todos os benefícios já falados, um ponto interessante e importante é a força que o exercício dá às pessoas com depressão ou com o ânimo lá em baixo. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo bem estar, auto-estima, etc., assim esta pessoa pode ter muitas melhoras psicológicas também.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Alimentação certa ajuda a combater sintomas da TPM

"O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, conseqüentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce", diz a nutricionista Tatiana Ogheri. O álcool também pode causar hipoglicemia. A ingestão de alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas, pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne. A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mais "atacadas". Agora, se o seu problema for retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso, passe longe do sal.
(Fonte: Redação Terra)

Que maçã envenenada que nada!!!!


Aí galera!

Informações interessantes sobre os benefícios da maçã , mais que uma aliada

Casca= pectina q ocasiona

+ emagrecimento

- absorção de gorduras

- glicose ( -diabetes/hipoglicemia)

- colesterol

polpa = potássio

- sódio

- retenção de líquidos0


Quem diria......

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pudim de leite light

Confira aqui passo a passo como fazer um delicioso pudim de leite light!

Pirâmide alimentar diária


LEGENDA:
1- Energéticos extras: fornecem energia porém são gordurosos e por isso devem ser consumidos moderadamente. Fazem parte deste grupo: gorduras, óleos e doces.
2- Contrutores: auxiliam no revestimento dos nossos tecidos e órgãos. Grupo dos laticínios, leite, iogurte, queijos e também grupo das carnes, aves, leguminosas, peixes, ovos e nozes (2 a 3 porções cada grupo)
3- Reguladores: ajudam o funcionamento do nosso organismo. Este, é o grupo dos vegetais (3 a 5 porções) e das frutas (2 a 5 porções)
4- Base: Energéticos, dão energia para o corpo, para fazermos nossas atividades. Pães, cereais, arroz e massas estão neste grupo, podendo serem consumidas 6 a 11 porções.

Falsas Dietas


Algumas dietas parecem ter lógica ou sentido, mas são verdadeiras balelas e para fugir dessas roubadas, temos que saber que a fórmula mágica para emagrecer não existe, e para manter o peso
ideal basta seguir
as regras básicas de uma boa alimentação. Abaixo vão algumas dessas falsas dietas:

Dieta das 500 calorias

Qual é a lógica: quanto menos você come, mais você emagrece.
Comendo por dia apenas 500 calorias.
Por que é mentira: Na verdade, comer muito pouco é o pior jeito de emagrecer. É que se você diminui drasticamente a quantidade de comida que manda para o corpo ele reconhece uma situação de perigo, como se você estivesse no meio de uma selva, e toma as devidas providências: diminui o metabolismo para gastar o mínimo de energia possível e aumenta a tendência a armazenar gordura (estoque de energia). Isso é comprovado pela ciência e pela prática. "Meninas obesas que já experimentaram várias dietas tem muito mais dificuldade para emagrecer do que as que nunca fizeram regime".
O que funciona se você quer emagrecer: É preciso reduzir as calorias, mas com cautela. Os médicos alertam que você nunca deve comer menos de 60% do seu gasto metabólico total. Agora, esse é um cálculo complicado e é por isso que você tem que procurar uma nutricionista se quiser fazer direito (ela vai ver se você precisa emagrecer e, se for o caso, prescrever uma dieta que faça os quilos extras sumirem e não voltarem mais).

Jejum Matinal

Qual é a lógica: Tomar café da manhã, seria uma ingestão inútil de calorias.
Porque é mentira: sem café da manhã, você sente mais fome e gasta menos energia durante o dia. Uma pesquisa feita com adolescentes no estado de São Paulo também verificou que os alunos que tomavam café da manhã tinham mais facilidade para aprender e manter-se magro.
O que funciona se você quer economizar calorias: Tome uma café da manhã balanceado, com pão integral, queijo branco, frutas e iogurte. Assim, você estimula o seu metabolismo e não chega ao almoço morto de fome - é nessa refeição que a gente costuma escorregar.

Dietas das Proteínas
Qual é a lógica: O consumo de carboidrato faz o corpo porduzir insulina,um hormônio que aumenta a fome e favorece o depósito de gorduras. Eliminando carboidrato da dieta e deixando só as proteínas,o organismo manteria a fome sob controle e ainda recorreria a gordura como fonte de energia. Nessa dieta, você só pode comer alimentos protéicos.
Por que é mentira: Porque sem carboidrato o organismo usa o músculo (e não a gordura)para fabricar a energia. Além de perder massa magra, perde-se muita água nesse precesso. Quando a alimentação volta ao normal, o corpo ávido por carboidrato, absorve tudo que aparece pela frente.
A falta de carboidratos ainda gera moleza, falta de memória e mau hu
mor. E o excesso de proteína sobrecarrega os rins e causa mau hálito.

Dieta do Duplo F (Carboidrato)

Qual é lógica:Frutas, verduras e legumes, possuem poucas calorias, comendo somente elas, você emagrece mais rápido.
O que promete:Parecida com a lógica da dieta da sopa, baseia-se na história de que carboidratos e gorduras são os vilões de peso. Como frutas e verduras tem pouco carboidrato e quase nada de gordura...
Por que é mentira: Primeiro que você pode estar consumindo muito menos calorias do que precisa. E vai sentir falta de energia e ficar de mal humor. Depois por que a dieta é monótona e difícil de ser mantida. E ainda tem muitas restrições, sempre que alguma coisa é proibida, fica mais difícil de seguir.

domingo, 29 de março de 2009

Mitos e verdades

Confiram alguns mitos e verdades sobre a nutrição:

1. Mito: alguns alimentos têm gordura zero
Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.
No preparo dos alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois não é um tempero e não agrega nenhum sabor aos alimentos. Para se ter uma idéia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro.

2. Verdade: é possível comer comida saudável em fast foods
Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos.

3. Verdade: para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

4. Mito: tudo que é natural é bom para a saúde
Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. Verifique com seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento. Você pode estar deixando de tratar-se adequadamente, subestimando os riscos.

5. Mito: comer à noite engorda
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.




Agora somos "bloggers"!


O À La Nutri agradece a sua visita. Volte sempre!

Bruna Mota
Bruna Aguiar
Fernanda Garcia
Jacqueline Louzeiro